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Método Montessori e Neurociência

No método Montessori a criança possui a oportunidade de atingir o potencial desenvolvimento em várias áreas, habilidades socioemocionais, cognitivas e físicas são promovidas pela dinâmica de aula, ambiente preparado e educador montessoriano. 

Maria Montessori era uma cientista, e mesmo vivendo em uma época em que não se falava em neurociência da educação, neuroplasticidade, janelas de aprendizagem e funções executivas conseguiu por meio do trabalho científico de observação e investigação desenvolver um sistema de ensino capaz de suprir as necessidades das crianças e possibilitar o pleno desenvolvimento.  Atualmente, diante da comprovação cientifica e de novos paradigmas sobre o educar, o método montessori ganhou destaque. 

As experiências na primeira infância constroem as bases para o desenvolvimento cerebral, pesquisas em neurociência identificaram algumas habilidades essenciais para garantir que no decorrer da vida o indivíduo tenha bom desempenho escolar, saudável desenvolvimento físico, sucesso profissional, comportamentos positivos para a sociedade e sensação de felicidade. Nascemos com o potencial para desenvolver habilidades como: vencer desafios, atingir objetivos, encontrar estratégias, resolver problemas, distinguir prioridades, organizar nosso tempo e manejar emoções e comportamento. Mas, o desenvolvimento destas habilidades depende das funções executivas que se desenvolvem no decorrer da vida à partir de interações e experiências. 

As funções executivas estão localizadas na área pré-frontal, na parte mais moderna do nosso cérebro e demoram do nascimento até a vida adulta para pleno desenvolvimento. 

As funções executivas se dividem em três grandes áreas: 

  • Memória de trabalho: Capacidade de conter e manipular informação por curtos períodos de tempo 
  • Controle Inibitório: Capacidade de filtrar e dominar pensamentos e impulsos, resistir a distrações e hábitos 
  • Flexibilidade Mental ou Cognitiva: Capacidade de mudar, alternar e ajustar demandas, prioridades e perspectivas 

No método Montessori há muitas oportunidades de desenvolvimento das funções executivas e suas habilidades, pois as crianças são vistas individualmente, com respeito ao processo de aprendizagem, ritmo e necessidades individuais. O ambiente é preparado com materiais elaborados cientificamente para atender a cada fase de desenvolvimento e possibilitam integrar mente, movimento e interesses.  A autoaprendizagem e autocorreção fazem parte do critério de grande parte dos materiais. O Educador por sua vez é responsável por enriquecer o ambiente de aprendizagem, tornar seguro, acolhedor e motivador, preparando os materiais que atendam ao desenvolvimento cognitivo, emocional e físico. 

As principais habilidades executivas que são estimuladas e exercitadas em uma escola Montessori autêntica: 

– Planejamento: As crianças possuem a liberdade de escolher, planejar e concluir uma atividade, decidindo quando pausar e retomar. O ambiente preparado com atividades que atendam ao período de desenvolvimento permite a criança livre escolha 

– Organização: O ambiente de sala de aula é organizado e categorizado com os materiais nos mesmos lugares todos os dias. As crianças utilizam as atividades e guardam no mesmo local, nutrindo o senso de organização e permitindo se organizarem. 

– Manejo de tempo: As crianças decidem o momento de tomar lanche, ir ao banheiro, ler uma história. Possuem a possibilidade de decidir o tempo para terminar uma atividade, retornar no dia seguinte para concluir ou ainda decidir finalizar. O exercício de manejo de tempo rege uma sala montessori e as crianças aos poucos passam da dependência do adulto para ditar o tempo para reger por si mesmo pequenas tarefas e até grandes decisões da turma. 

– Metacognição: Em sala as crianças possuem a possibilidade de observar e monitora como está se resolvendo um problema, executando uma atividade e concluir se está indo bem ou não, se conseguiu ou não, conseguem se autoavaliar. Os materiais montessorianos são elaborados para que a criança possa avaliar o próprio erro ou êxito. 

– Iniciativa: Os educandos demonstram em sala de aula a motivação para as atividades, ao decidirem o que irão fazer exercitam a iniciativa. O pilar de uma sala montessori é a livre escolha e resolução da consequência de uso: fazendo a atividade, guardando ou finalizando. 

– Atenção sustentada: Ao escolher uma atividade por motivação própria a criança atende a tarefa e apesar do cansaço ou fadiga é capaz de se manter concentrada por longos períodos. 

– Flexibilidade: Diante das atividades de cada educando, da indisponibilidade do material que o colega está usando, da falta de lugar à mesa para lanchar ou ainda da rotina de sala as crianças possuem oportunidade de rever planos e adaptar-se as condições variáveis. 

– Controle Emocional: As crianças são encorajadas a resolverem conflitos com a mediação do adulto, recebem orientação e possibilidade de exercitar a resolução de conflitos focando no objetivo, redirecionando comportamento e avaliando a melhor decisão. Não dependem do educador para determinar o que fazer e sim a refletir sobre como fazer. 

O adulto preparado é essencial para proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades que impactam na qualidade de vida presente e futuro das crianças. No método Montessori o desenvolvimento integral para além do currículo permite que tenhamos um ambiente potencializador e não castrador. 

O ambiente de uma sala montessori é cuidadosamente organizado, pois estímulos recebidos impactam profundamente no desenvolvimento do sistema nervoso. Nós possuímos neurônios-espelho sofisticados que simulam o que percebemos do ambiente mentalmente, ativando as mesmas áreas correspondentes do observado mesmo estando imóvel. O cérebro associa o que é percebido no ambiente ao planejamento de seus próprios movimentos, e não somente a ação, mas como também sentimentos e emoções. 

As crianças por meio da imitação e vivência em um ambiente estimulante criam os seus principais mecanismos de aprendizagem e Maria Montessori no livro Mente absorvente enfatiza o quanto o ambiente impacta no desenvolvimento e aprendizagem. 

“A criança passa por uma transformação: as impressões não apenas penetram em sua mente, mas a formam. Elas encarnam nela. A criança cria sua própria “carne mental”, usando as coisas que estão em seu ambiente”. (Montessori, Mente Absorvente pg.32) 

Maria Montessori descobriu o poder do ambiente e do adulto preparado para a aprendizagem e formação do ser humano, denominou de mente absorvente o período até os seis anos, quando a criança é capaz de internalizar tudo ao seu redor por meio dos sentidos, a compreensão sobre o mundo vem dos sentidos, sendo o principal sentido o tato, as mãos são porta de entrada das informações e construção de redes complexas neurais. 

Por meio dos materiais sensoriais em uma sala montessori o cérebro pode formar novas redes neurais, pois a criança pode manipular, observar, elaborar experiências significativas para a construção do conhecimento. 

O sistema montessori contribui para o desenvolvimento de funções executivas e habilidades executivas por meio de um currículo continuo com preparação cognitiva, emocional e pedagógica para cada fase seguinte, por meio de materiais concretos, educação sensorial e um ambiente cuidadosamente organizado para atender as necessidades de desenvolvimento.   

“A educação é um processo natural realizado pela criança e não se adquire ouvindo palavras, mas sim mediante as experiências de uma criança no seu entorno” Maria Montessori (1989) 

Percebemos no dia a dia escolar o quanto o sistema montessori auxilia no desenvolvimento pleno das crianças, e estudos atuais em neurociência colaboram para a compreensão e comprovação das estratégias e recursos usados em uma sala montessoriana. A Doutora e Professora Angeline Lillard publicou seu renomado artigo na revista Science em 2006 (https://www.science.org/doi/10.1126/science.1132362) onde por meio de uma longa pesquisa comprovou que a educação montessoriana favorece a resultados superiores do que a educação tradicional tanto no desempenho acadêmico, quanto na sensação de satisfação e na qualidade de socialização.  

As crianças de 5 anos mostraram-se melhores preparadas para o ensino fundamental em leitura, matemática do que as crianças não estudavam em escola montessoriana. Também apresentaram maiores habilidades executivas, sendo o desenvolvimento de função executiva um indicador de futuro sucesso tanto academicamente quanto na vida. 

Maria Montessori esteve à frente de seu tempo e descobriu a criança e como libertá-la para atingir seu desenvolvimento pleno. A nós cabe a preparação interna, estudo, pesquisa e observação da criança para auxilia-la a atingir seu pleno desenvolvimento. Método Montessori educa para a vida por meio da ciência, respeito e paz.  

Referências: 

MONTESSORI, Maria. Para Educar o Potencial Humano. Tradução Miriam Santini. 

São Paulo: Papirus, 2003 

MONTESSORI, Maria. A Descoberta da Criança – Pedagogia Científica. Tradução 

Pe. Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas,SP: Kírion, 2017 

MONTESSORI, Maria. A mente da criança: Mente Absorvente. Tradução Jefferson Bombachim. 1ª edição. Campinas,SP: Kirion, 2021 

MONTESSORI JR, Mario. Educação para o desenvolvimento humano – para 
entender Montessori. Tradução Leonora Corsino. Rio de Janeiro: Obrape, 1989 

https://www.youtube.com/watch?v=z_j55ua9fzE

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01783/full#B49

http://www.metodomontessori.com.br/blog/montessori-e-igualdade-descobertas-recentes 

https://www.science.org/doi/10.1126/science.1132362

https://www.youtube.com/watch?v=qgyUPH3a2Ss

https://developingchild.harvard.edu/resources/inbrief-executive-function-skills-for-life-and-learning/

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