whatsapp

Férias e a Rotina das crianças 

Um período em que as crianças e famílias esperam para poder relaxar e sair da rotina, procuram por um descanso, um lugar diferente para ir (com segurança), uma atividade que traga relaxamento, diversão e alivie a pressa do dia a dia. Entretanto, pode ser também um período sinônimo de mudanças bruscas de sono, alimentação, comportamento e trazer mais desgaste para a relação familiar quando retornar das férias.  

Conforme a Metodologia Montessori e toda a teoria de desenvolvimento, a criança de 0 a 6 anos traz em si um padrão de instintos psíquicos que possibilitam a construção e o aperfeiçoamento de habilidades, períodos com sensibilidade, facilidade e potencialidade para se apropriar do mundo. Essa sensibilidade e potencialidade podemos chamar de períodos sensíveis, que guiam o desenvolvimento de 0 a 6 anos.  

Durante os períodos sensíveis, naturalmente a criança apresenta aptidão, foco, empenho e facilidade para aprender determinada habilidade, assim as crianças vivem intensamente o período sensível da ordem. Um período de grande desejo de repetição, amor pela rotina e consistência nas atitudes e ações. As crianças podem ficar profundamente perturbadas com a desordem, como por exemplo: um adulto que sempre teve a barba e retirou de um dia para o outro, alguém que sempre está de óculos e de repente aparece sem uma mudança na ordem da rotina: dormir fora do horário, mudança no cardápio, mudança de atividades do dia e nesse sentido entram as férias.  

As crianças precisam de ordem para entender o mundo, quanto maior a repetição e consistência, maior o entendimento do mundo. O ambiente deve ser cuidadosamente ordenado com um lugar para tudo, com regras básicas cuidadosamente estabelecidas, com rotina para atividades e consistência de comportamento dos adultos.  

O que chamamos de capricho infantil, birra e teimosia pode na maioria das vezes estar ligado a conflitos interiores relacionados aos períodos sensíveis não desenvolvidos e atendidos. No livro A criança, Maria Montessori afirma que o ser humano não observa as leis da natureza e sim os desvios, os erros, jamais a calma nos convida a um olhar atento e sim as perturbações, o adulto tomou conhecimento apenas das doenças infantis e não a saúde, criança sã continua um mistério. Apontamos para as crianças o tempo todo seus defeitos, exigimos determinados comportamentos, mas ao mesmo tempo negligenciamos nossa postura, nossos vícios e nossos maus hábitos.  

O que fazer então?  

Podemos aproveitar as férias de forma tranquila e saudável mantendo uma regularidade, respeitando o horário de sono, de alimentação e de descanso das crianças. Mantenham a rotina macro do dia e principalmente não exagerem nas exceções. Assim certamente as crianças aproveitarão mais e consequentemente os adultos também conseguirão ter férias que realmente servirão para distrair a cabeça e descansar o corpo e quando retornarem para a rotina normal tudo fluirá com maior tranquilidade.  

Boas férias! 

Gostou deste conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Escola Lega Montessori

Equilíbrio | Liderança | Criatividade | Ética | Autonomia
CNPJ 32.085.895/0001-09
Av. Monteiro Lobato, 1779, Zona 08 – Maringá, Paraná

 

Telefone: (44) 3122-0707

Trabalhe Conosco