whatsapp

Pilar – Cuidado e Afeto

Somos pioneiros em Maringá no desenvolvimento de competências socioemocionais baseados no programa de Disciplina Positiva da Educadora Jane Nelsen, um programa que tem como objetivo encorajar crianças e adultos a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.  

Valorizamos o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois somente sobre estas bases, seus conhecimentos serão construídos e aplicados a favor de si e do mundo. Como os seres humanos são predominantemente sociais, entender suas próprias emoções e a dos outros é uma habilidade importante e uma boa parte do cérebro é dedicada a isso. Crianças com habilidades socioemocionais superiores tendem a lidar com a raiva utilizando métodos verbais não hostis, ao invés de métodos claramente agressivos. 

O desenvolvimento emocional envolve o aumento da capacidade de sentir, entender e diferenciar emoções cada vez mais complexa, bem como a capacidade de autorregular, para que o indivíduo possa se adaptar ao ambiente social ou atingir metas presentes ou futuras. 

A disciplina positiva alinhada com método Montessori ensina sobre respeito e cooperação, possibilita o desenvolvimento de funções executivas e habilidades socioemocionais que refletirão em toda a vida da criança.  

Maria Montessori no Livro A criança afirma que muitas vezes convencidos de amor e zelo anulamos a personalidade da criança, pois a olhamos a partir de nós mesmos. As crianças possuem seu próprio ritmo, suas próprias necessidades e seu próprio desenvolvimento, a nós adultos cabe contribuir para um desenvolvimento saudável e integral quando podemos respeitar, ouvir e auxiliar a criança a agir no mundo da melhor forma. 

Na Escola Lega, as crianças são respeitadas e valorizadas; cada criança é única e possui singularidades que merecem ser desenvolvidas com ambientes preparados, educadores conscientes de suas ações, e toda uma equipe de funcionários com a mesma linguagem de gentileza e firmeza. Nossa comunidade reflete no dia a dia o respeito e cuidado pela vida. 

  

Valorizamos a comunicação verdadeiramente empática sem a intenção de controlar e sim de conexão promove desenvolvimento saudável e seguro, onde as crianças podem dizer “aqui posso ser eu” e possuem oportunidade de errar, rever e superar desafios sem medo de chantagem, castigos ou punições. Quando há respeito mútuo as crianças são capazes de seguir seus mestres porque estes são exemplos de amor e firmeza. 

Em nossa escola praticamos comunicação empática, escuta ativa, conversamos com as crianças na altura delas, mantemos tom de voz baixo, procuramos a resolução de problemas e acolhemos as crianças para elaborarem suas emoções. Vivenciamos aquilo que desejamos que nossas crianças possam ser no futuro! 

Gostou deste conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Escola Lega Montessori

Equilíbrio | Liderança | Criatividade | Ética | Autonomia
CNPJ 32.085.895/0001-09
Av. Monteiro Lobato, 1779, Zona 08 – Maringá, Paraná

 

Telefone: (44) 3122-0707

Trabalhe Conosco