whatsapp

Pilar – Escola de Parentalidade

“Reconhecemos o imenso poder, as forças inconscientes existentes na criança no limiar da vida. Há muitos anos, proclamamos que é preciso educar a criança desde o nascimento. Traçamos, através do estudo e da experiência prática, o caminho ideal que leva ao mundo das crianças, desses seres cujo status social ainda não foi determinado, cujos direitos não foram reconhecidos e que, no entanto, representam os homens de amanhã. ” 

Dra. Maria Montessori | As palestras de San Remo, 1949 

Nos dedicamos para nossa profissão, para aprender um hobby, para estudar uma nova língua, para aprender a cozinhar. Mas, não possuímos a cultura de estudar para ser pai e mãe.  Não nos preparamos para educar as crianças, um dos papéis mais importantes da nossa vida deixamos para o improviso e muitas vezes nos preocupamos somente com o bem-estar material da criança.  

A paternidade e maternidade não são o único papel que vivemos, mas o essencial e que impacta em todos os outros âmbitos da família. O fator biológico não nos equipa para os desafios que enfrentamos e enfrentaremos na educação das crianças. É necessário estudar! 

Em nossa escola realizamos mensalmente encontro com as famílias para trocar experiências, estudar, dialogar e construir o caminho que desejamos trilhar na educação das crianças. Estar consciente nos possibilita fazer boas escolhas. 

Alguns estudos longitudinais, mostram que os efeitos da qualidade de relacionamento com o cuidador principal persistem até a vida adulta. Adultos que eram seguramente atendidos e com apego aos cuidadores quando bebês, percebem seus relacionamentos com a mãe ou o pai diferentemente dos adultos que eram atendidos de forma insegura. Inclusive afetando a forma como se relacionam amorosamente, sendo capazes de perceber às necessidades de seus companheiros e de seus próprios filhos. 

Os desafios na educação das crianças estão mais relacionados a um não preparo dos adultos sobre o desenvolvimento infantil do que de fato a um mau comportamento infantil. As crianças se comportam como crianças, é necessário a tomada de consciência sobre a educação que desejamos e sobre quem são as crianças. 

Não há receita de bolo pronta para educação de filhos, uma vez cada pessoa é única e cada família tem sua própria dinâmica.  Mas, existem alguns valores que são essenciais ao ser humano, independente da religião, de partido político e raça. Valores que queremos que nossos filhos tenham e consequentemente precisamos cultivar em nós. 

  

A Escola de Parentalidade atuará na integração entre família (pais, avós, cuidadores) e escola por meio de cursos, palestras, encontros e roda de conversa sobre os diversos temas que envolvem a educação das crianças. 

  

Nossa missão é criar rede de apoio e trazer mais felicidade aos lares e escola, para que todos possam sentir prazer na construção destas relações. Os temas serão escolhidos pelo grupo escolar e pelas famílias. 

Gostou deste conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Escola Lega Montessori

Equilíbrio | Liderança | Criatividade | Ética | Autonomia
CNPJ 32.085.895/0001-09
Av. Monteiro Lobato, 1779, Zona 08 – Maringá, Paraná

 

Telefone: (44) 3122-0707

Trabalhe Conosco