Somos pioneiros em Maringá no desenvolvimento de competências socioemocionais baseados no programa de Disciplina Positiva da Educadora Jane Nelsen, um programa que tem como objetivo encorajar crianças e adultos a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
Valorizamos o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois somente sobre estas bases, seus conhecimentos serão construídos e aplicados a favor de si e do mundo. Como os seres humanos são predominantemente sociais, entender suas próprias emoções e a dos outros é uma habilidade importante e uma boa parte do cérebro é dedicada a isso. Crianças com habilidades socioemocionais superiores tendem a lidar com a raiva utilizando métodos verbais não hostis, ao invés de métodos claramente agressivos.
O desenvolvimento emocional envolve o aumento da capacidade de sentir, entender e diferenciar emoções cada vez mais complexa, bem como a capacidade de autorregular, para que o indivíduo possa se adaptar ao ambiente social ou atingir metas presentes ou futuras.
A disciplina positiva alinhada com método Montessori ensina sobre respeito e cooperação, possibilita o desenvolvimento de funções executivas e habilidades socioemocionais que refletirão em toda a vida da criança.
Maria Montessori no Livro A criança afirma que muitas vezes convencidos de amor e zelo anulamos a personalidade da criança, pois a olhamos a partir de nós mesmos. As crianças possuem seu próprio ritmo, suas próprias necessidades e seu próprio desenvolvimento, a nós adultos cabe contribuir para um desenvolvimento saudável e integral quando podemos respeitar, ouvir e auxiliar a criança a agir no mundo da melhor forma.
Na Escola Lega, as crianças são respeitadas e valorizadas; cada criança é única e possui singularidades que merecem ser desenvolvidas com ambientes preparados, educadores conscientes de suas ações, e toda uma equipe de funcionários com a mesma linguagem de gentileza e firmeza. Nossa comunidade reflete no dia a dia o respeito e cuidado pela vida.
Valorizamos a comunicação verdadeiramente empática sem a intenção de controlar e sim de conexão promove desenvolvimento saudável e seguro, onde as crianças podem dizer “aqui posso ser eu” e possuem oportunidade de errar, rever e superar desafios sem medo de chantagem, castigos ou punições. Quando há respeito mútuo as crianças são capazes de seguir seus mestres porque estes são exemplos de amor e firmeza.
Em nossa escola praticamos comunicação empática, escuta ativa, conversamos com as crianças na altura delas, mantemos tom de voz baixo, procuramos a resolução de problemas e acolhemos as crianças para elaborarem suas emoções. Vivenciamos aquilo que desejamos que nossas crianças possam ser no futuro!