As crianças não terão seus preceitos atendidos, com estruturas pedagógicas convencionais. Mudanças são necessárias, um olhar diferente é essencial para darmos o salto de termos indivíduos “reprodutores” de conhecimento, para indivíduos “produtores” de conhecimento.
No método Montessori a criança possui a oportunidade de atingir o potencial desenvolvimento humano em várias áreas. Além disso, habilidades socioemocionais, cognitivas e físicas são promovidas pela dinâmica de aula, ambiente preparado e educador montessoriano.
Maria Montessori era uma cientista, e mesmo vivendo em uma época em que não se falava em neurociência da educação, neuroplasticidade, janelas de aprendizagem e funções executivas conseguiu por meio do trabalho científico de observação e investigação desenvolver um sistema de ensino capaz de suprir as necessidades das crianças e possibilitar o pleno desenvolvimento. Atualmente, diante da comprovação cientifica e de novos paradigmas sobre o educar, o método montessori ganhou ainda mais destaque e podemos ver implantado em países com índices de educação superior e referência Mundial como a Finlândia e Japão.
Mas, o que irei encontrar em uma escola Montessori?
Quando entramos em uma escola montessori autêntica nos impressionamos com a tranquilidade e a beleza do lugar, um ambiente aconchegante que podemos notar móveis simples de madeira e que com materiais diferenciados distribuídos pela sala de forma organizada. As crianças se movimentam de forma ordenada, calma e autônoma, envolvidas cada uma com uma atividade, ou pequenos grupos desenvolvendo uma atividade conjunta.
Ao adentrar a escola observamos que cartazes, atividades de artes e demais decorações estão na altura do olhar da criança, percebemos um design simples e limpo com pequenos detalhes que demonstram o amor e respeito pela comunidade: vasos de planta e trabalhos manuais.
As crianças são chamadas pelo nome em tom baixo e pessoal, não há gritos ou sinal de alarme tocando, cada um em nossa escola é recebido com atenção especial desde a portaria e acolhido em sala pela educadora. Podemos observar que todos em um ambiente montessori possuem graça e cortesia, dizendo “bom dia”, olá, “seja bem-vindo” e “boa aula”.
O começo da rotina de cada período acontece seguindo uma sequência de ações que traz alegria e satisfação para as crianças em fazer, guardam seus pertences, trocam de calçados, lavam as mãos e entram em sala. Antes de entrar são gentilmente cumprimentados e recebidos pelas educadoras.
Muitas vezes o observador que só conhece o método convencional, ambiente no qual as crianças precisam fazer tudo junto ao mesmo tempo, estranham e se questionam as “crianças aqui só fazem o que querem?”, deixam de perceber que todo o ambiente desde a entrada é cuidadosamente preparado para que as crianças possam vivenciar a natureza humana da ordem, da paz e do respeito por si, pelos outros e pelo ambiente. Observando com mais cuidado percebemos que há regras simples e bem definidas, o adulto orienta cada criança individualmente sem exposição vexatória, sem usar de chantagem ou castigos. O medo dá lugar ao diálogo, a construção de habilidades socioemocionais para toda uma vida e não para somente quando a criança estiver conosco.
Ao dar início a aula, é difícil encontrar o educador, este se confunde em meio as crianças, pois está atendendo cada uma individualmente, dando lições e fazendo anotações sobre o desenvolvimento da criança. Isso, porque estamos olhando de cima e se nos abaixarmos na altura das crianças, facilmente perceberemos o educador envolvido no atendimento do educando. Podemos observar a aprendizagem acontecendo quando vemos várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, com som baixo, autonomia das crianças e concentração. Quando uma criança termina a atividade, ela organiza e guarda o material, limpa o local e se envolve em outra atividade significativa e parte do currículo montessori, ou anda pela sala observando outras crianças fazendo atividades. Nossos educandos aprendem observando e fazendo.
Podemos observar a aprendizagem acontecendo quando a criança organiza a mesa do lanche, se serve, lancha e ao terminar deixa o local como encontrou, limpo e organizado. È necessário sensibilidade para observar a dinâmica de uma sala montessori, o respeito entre todos, as regras que as crianças seguem com alegria e o adulto que guia a turma nos bastidores, sustentando um ambiente propício para a criatividade e resolução de problemas.
Aprender a resolver problemas, a persistir e ter motivação são habilidades inerentes em uma sala montessori. Observamos as crianças resolvendo problemas andando, conversando, dando pausas e retomando atividades. O movimento em um ambiente montessori é algo natural, e não visto como um mal para a aprendizagem.
Se você entrasse em uma sala de aula convencional que estivesse sem o professor, as crianças estariam fazendo atividades concentradas, engajadas e automotivadas?
Em uma escola montessori, observamos que as crianças aprendem a aprender por motivação própria, a se concentrar, a ter ordem e respeito independente do adulto e sim porque estas habilidades são construídas.
“O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer que as crianças agora estão trabalhando como se eu não existisse”. (Método Montessori)
E quando há necessidade de intervenção a comportamentos inadequados, não existe ameaça de privação de algo, chamar um terceiro amedrontador ou expor a situação vexatória. Não piscamos luzes, não batemos portas ou gritamos e apesar de assustador, isso acontece em muitas escolas. Em uma escola Montessori, usamos métodos para fazer transições, orientar comportamento e modificar situações respeitosas e que constroem habilidades para uma vida toda. Olhamos para o ambiente e o reorganizamos para atender as necessidades das crianças e para que possam se expressar da melhor forma possível.
Ao fim do dia, diariamente as crianças possuem o momento externo e logo se preparam para terminar o dia com satisfação, alegria e prontos para encontrar a família
Sim, há um estranhamento ao conhecer uma escola montessori pela primeira vez. Não reconhecemos os modelos de trabalho da escola convencional e isso pode nos assustar. No entanto, não significa que a escola montessori não seja para sua criança.
Método Montessori é para minha familia?
As crianças que são atendidas no método montessori se desenvolvem exponencialmente devido a abordagem multissensorial e prática do aprendizado. No entanto, não existe uma abordagem educacional adequada unanimemente para todas as crianças. Precisamos como adultos conhecer nossos filhos e buscar o melhor método para a nossa criança, nossa família e alinhada com nossos valores e objetivos de educação. Encontrar a escola certa para o pai e a mãe é tão importante quanto encontrar a escola certa para a criança.
Escolher uma escola Montessori diz respeito sobre encontrar neste ambiente os valores que deseja para si e sua família, sobre se sentir confortável e confiar. È preciso ter olhos e ouvidos abertos e confiar no próprio instinto. Aqui me sinto bem? Meu filho se sentirá bem aqui? A escola tem os valores que desejo pra minha família? O sentimento pessoal em relação a escola é um fator decisivo para escolha.
Muitas vezes apesar do método funcionar muito bem para a criança, os pais decidem que “não funciona” devido a boatos e especulações sobre o que acontece em uma escola montessoriana. Por isso, é importante a família procurar sobre a abordagem metodológica da escola por si mesmo, tirar as dúvidas na escola e observar com olhos de quem realmente vê e não olhos de quem deseja atender expectativas alheias.
A escola Montessori é sobre uma educação que prepara crianças e jovens para enfrentar desafios que virão pela frente, desenvolvendo as crianças de forma potencial, ampliando a criatividade, iniciativa, independência, disciplina interior e autoconfiança.