Natalie Shimada
A ONU, com objetivo de sensibilizar o mundo sobre preservação ambiental, estabeleceu o dia 5 de junho como Dia do Meio Ambiente, e o tema Mundial do Dia do Meio Ambiente deste ano é a Restauração de ecossistemas. A Organização das Nações Unidas lançará, este ano no Paquistão, a década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. A Restauração do ecossistema significa auxiliar a recuperação de áreas que foram degradadas ou destruídas e conservar os ecossistemas que estão intactos.
A Restauração pode acontecer de várias maneiras, como com o plantio de árvores, restauração de jardins, limpeza de rios e costas, conservação de áreas, e as iniciativas de restauração podem ser feitas por qualquer pessoa ou instituição. Nossa escola faz um convite especial à comunidade, para que possamos refletir nas causas da degradação e os impactos que nosso estilo de vida causa na natureza.
Quais ações podemos começar hoje para mudanças positivas no planeta? Para responder essa pergunta é importante que as crianças possam estabelecer conexão e amor profundo pela natureza, e isso só é possível quando nos sentimos parte de todo um ecossistema, parte de uma natureza dinâmica e viva.
Na metodologia Montessori, preservamos a profunda conexão da criança com a natureza. O respeito pela vida faz parte do currículo, é a educação cósmica que conduz as crianças a entender que tudo está conectado e o fascínio com a natureza. As crianças em nossa escola cultivam plantas, cuidam dos animais, aprendem sobre a mágica do nascer de uma flor, ou de uma lagarta ao virar uma borboleta, cultivamos a paixão pela natureza por meio da relação íntima, subindo em árvores, pegando fruta no pé, aprendendo nomes científicos do que nos rodeia, sentindo as folhas, sentindo a grama, ouvindo o som dos animais, segurando uma pena ou vendo um inseto voar.
Em nossa escola estamos envolvidos em um projeto sobre a vida, que nasce no campo neste trimestre e iremos mobilizar as crianças para revitalizarmos nossa área verde, vamos revitalizar as plantas que estão dentro das salas e as plantas das floreiras externas, vamos trocar flores de vasos, replantar e adubar plantas. Além disso, vamos verificar a saúde das árvores frutíferas da nossa escola e recuperar a horta.
Toda a nossa escola está envolvida em um projeto de sustentabilidade sobre o destino do lixo orgânico, alimentação dos animais, ciclo da vida dos coelhos e galinhas. A vida real se apresenta pedindo cuidado, as crianças amam cuidar e as ações feitas na escola se refletem em casa, nas famílias e na comunidade.
Vamos restaurar o meio ambiente?