Natalie Shimada
“A educação da criança não visa prepará-la para a escola, mas para a vida” (Montessori, 1967)
A melhor forma de levar os princípios Montessori para casa é fazer da criação dos filhos uma ajuda e proteção à vida. Estaremos a serviço da vida quando respeitarmos o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança, entendendo seus verdadeiros potenciais.
O Método Montessori valoriza o ser humano e a formação de um indivíduo capaz de se envolver em uma atividade gratificante, de nutrir a paz, de amar e ser feliz, ultrapassando a felicidade baseada em conquistas materiais e encontrando seu lugar no mundo valorizando o processo. É uma educação para a vida. Essencialmente, se baseia em promover a autonomia, independência e um aprendizado onde se respeite a criança e sua individualidade.
O ambiente familiar pode e deve carregar em si os princípios de uma educação emancipadora, podemos começar pelo quarto. Se você já pensou em procurar no google quarto montessoriano e acha que precisa adquirir algo para praticar a filosofia em casa está enganado.
Atualmente, há um comércio de materiais, móveis, livros, e decoração denominados Montessori. No entanto, não basta comprar algo para estar vivenciando os princípios deixados por Maria Montessori é necessária uma mudança de paradigma sobre infância e educação, principalmente sobre o adulto que educa.
O mundo adulto ao planejar a chegada de um bebê, prepara o mundo externo com itens e mais itens e todos eles para uso do adulto: o berço, a poltrona de amamentação, a cômoda, o guarda-roupa, o carrinho. Para o uso infantil preparamos brinquedos de plástico, brinquedos que piscam, que cantam, que brincam sozinhos e não atendem a necessidade do bebê e sim aos caprichos dos adultos.
Montessori diz no Livro Pedagogia Cientifica, “Enganamo-nos pensando que a criança “cheia de brinquedos”, sempre cercada de ajuda, “deveria ser a mais evoluída”. Muito pelo contrário, a multidão desordenada de objetos agrava seu estado de espírito semeando nele, novamente, o caos, oprimindo-a e desencorajando“.
A mente absorvente de 0 a 6 anos, imprime na criança o mundo a sua volta. Por isso, é tão importante zelarmos pelo ambiente onde a criança cresce. O ambiente é tão poderoso que nele está a psique da criança, ela não vive no ambiente, a criança se torna parte dele. No Livro Mente absorvente Maria Montessori escreve “Ela absorve a vida que ocorre ao seu redor e se torna una com ela. As impressões da criança são tão profundas que ocorre uma mudança biológica ou psicoquimica pela qual a mente termina por se parecer com o próprio ambiente”.
O quarto montessoriano deve dar a criança oportunidade de decidir sobre si mesma, é uma elevada concepção de educação diferente de uma concepção onde a criança deve ficar imóvel no berço e onde não possa acessar objetos e itens pessoais, é importante compreender o objetivo de levar os princípios Montessori para casa. De nada adianta, um colchão no chão do quarto se a criança não tem acesso ao quarto quando deseja ou não pode escolher brinquedos ou roupa. A acessibilidade deve vir com a livre escolha, as escolhas do ambiente é que devem ser preparadas pelo adulto.
Como podemos preparar o quarto na prática?
- Tornar o ambiente interessante esteticamente, bonito, simples e organizado.
- Organizar os objetos de forma que proporcione boa distinção visual, que seja de fácil acesso e principalmente que facilite na hora de guardar os objetos pela própria criança.
- Retirar estímulos desnecessários e avaliar a quantidade de brinquedos expostos, talvez seja mais conveniente fazer um rodízio, alternar brinquedos entre os que são mais interessantes ou não.
- Móveis que proporcionem ao acesso: onde possa colocar brinquedos de forma organizada e acessível. Se não o for providencie uma escada segura para acesso.
- Deixar poucas peças disponíveis de roupa, calçados, meias, roupa íntima
- Acessibilidade, é o que podemos fazer pelas crianças. Coloque uma escada simples, um banco, a intenção é proporcionar autonomia.
- Evitar o excesso de brinquedos espalhados no ambiente, observe e avalie e mantenha no ambiente aquilo que a criança se interessa e usa.
- Deixe livros acessíveis para serem usados e vistos quando a criança desejar
- Lembrar de manter a segurança do ambiente sem objetos e móveis que possam causar acidentes
- Colocar um espelho na altura da criança para que possa se observar e se autocuidar
- Retirar televisão e eletrônicos do quarto
- A cama não precisa ser a casinha Montessori, o que precisa é ser acessível, o colchão no chão permite que a criança se deite e levante quando desejar. Um quarto simples, mas esteticamente bonito.
Nos envie fotos dos quartos montessorianos
Abraços