Na escola Lega Montessori a preocupação não é somente alimentar, mas nutrir. O período pré-escolar que engloba a idade de 2 a 6 anos e o escolar de 7 a 10 anos, apresenta-se como um período crítico na vida da criança, onde se torna necessário e importante a sedimentação de hábitos alimentares, uma vez que essa é uma fase de transição: a criança sai de uma fase de total dependência (lactentes) para entrar em uma fase de maior independência (escolar e adolescência). Ainda, a adesão de bons hábitos alimentares na infância influencia a qualidade de vida da população no futuro.
Observa-se também um aumento das habilidades das funções corporais incluindo a aprendizagem bem como mudanças internas, sendo importante priorizar a qualidade da nutrição. A maturação óssea, a maior capacidade dos sistemas respiratório e circulatório, a habilidade motora (propiciando o uso de talheres), o aumento da resistência física e a maturação do sistema imunológico propicia as crianças melhor qualidade de vida (lazer ativo, atividade física dirigida, sono, aprendizagem entre outros).
A criança na idade escolar deve receber adequada educação nutricional, para fazer a escolha correta dos alimentos e adquirir melhor qualidade de vida, e a escola pode contribuir sobremaneira neste processo. Tendo isso em vista, tanto a escola como a família precisam se envolver nesse processo educacional. Isso porque o desenvolvimento dos hábitos alimentares adequados depende dessa integração e do estímulo dos pais. Pois, juntos escola e família o sucesso na formação e consolidação de bons hábitos alimentares torna-se mais concreto trazendo benefícios ao indivíduo e a sociedade.
Oferecemos um cardápio balanceado, elaborado pela Nutricionista Materno-Infantil Janaira Sebold Berbel. Nossa prioridade é oferecer uma variedade de frutas, legumes, verduras, pães e bolos caseiros, e evitar os industrializados. A Horta da escola, cultiva com a ajuda das crianças, sem uso de agrotóxico temperos e folhas e sua produção é utilizada no cardápio da escola.
Em sala as crianças possuem oportunidade de preparar alimentos e servir refeições, é um aprendizado e oportunidade experimentação com autonomia, onde as crianças colocam a mão na massa, exercitando atividades sensoriais e de vida prática, e como resultado saboreiam o conhecimento!