whatsapp

Pilar – MÉTODO MONTESSORI

“As Crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor. Maria Montessori” 

O projeto educativo da nossa escola é fundamentado na Metodologia Montessori que valoriza o desenvolvimento integral do ser humano, que vai além do acúmulo de informações. È uma educação para a vida desenvolvendo todo o potencial intelectual, emocional, social e físico.  

Em nossa escola as crianças conquistam autonomia e independência, são capazes de se envolver em uma atividade gratificante por motivação própria, de nutrir a paz, de cooperar, de amar e ser feliz encontrando seu lugar de contribuição no mundo.  

No método Montessori aquele que ensina não é o protagonista e o detentor do conhecimento, nós adultos assumimos um papel de guias do desenvolvimento infantil, preparando o ambiente e a si mesmo como um cientista. Essencialmente é um aprendizado pautado na criança como protagonista. 

Maria Tecla Artemísia Montessori nasceu no dia 31 de agosto de 1870 na comuna de Chiaravalle na Itália, dedicou a vida à descoberta da criança e foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina, uma inovadora da pedagogia com a criação do método Montessori.  

O aprendizado no método Montessori consiste: 

  • Ambiente preparado: As salas são organizadas com materiais elaborados de forma cientifica por Maria Montessori para atender o desenvolvimento da criança, o materiais de trabalho possibilitam que as crianças possam aprender a partir do concreto construir “imagens mentais”, conexões cerebrais, construir o conhecimento de forma abstrata e simbólica.  
  • Adulto preparado: Os educadores montessorianos são verdadeiros cientistas, conhecem o desenvolvimento infantil e o método montessori. Um adulto capaz de observar, analisar, interpretar e guiar a criança pautado em conhecimento, respeito e afeto. 
  • Educação Cósmica: O mundo está profundamente conectado, entendemos que o ensino deve ir além de conteúdo e da aquisição de conhecimento, deve propor às crianças a compreensão mais ampla do mundo e de si mesmas. A educação cósmica rege o funcionamento de toda a escola, é a consciência da interdependência do universo e compreensão de forma integrada dos conhecimentos.  
  • Livre escolha: É a base para que as crianças possam exercitar autonomia. A livre escolha preserva o poder do querer, do desejo de se fazer algo. Ele é o principal motivador para que a criança se empenhe em uma atividade dentro de sala. Em uma escola Montessoriana notas e provas não valem como motivador, não há provas. As crianças são observadas diariamente em seus avanços e processos, sendo desnecessário avaliar o que sabem. As crianças demonstram no dia a dia aprendizado, basta o adulto observador para registrar. 
  • Educação como ciência: Nossa estrutura escolar é baseada no que é melhor para a criança a partir de conhecimento científico sobre desenvolvimento infantil e pedagogia cientifica e não em uma organização rígida. Por meio de uma consistente prática pedagógica trabalhamos o conhecimento de forma mais eficiente e colaboramos para a construção de um ser humano pleno e feliz. 
  • Turmas em triênios: A Escola Lega Montessori é pioneira na organização em turmas agrupadas  na metodologia Montessori em Maringá. Uma escola não seriada, significa que nossas turmas não são organizadas com crianças da mesma idade, nossas turmas, são formadas com grupos de crianças com diferença de até 3 anos. Na sala agrupada todos são diferentes – em idade, tamanho físico, potencialidades e modalidades de inteligência. As diferenças são qualidades da diversidade e a sua aceitação é o alimento do respeito, característica fundamental da escola montessoriana. 

Em nossa escola trabalhamos com o método montessori de forma autêntica seguindo os princípios de uma educação holística, integral e para a vida. Mudanças são necessárias, para darmos o salto de termos indivíduos “reprodutores” de conhecimento, para indivíduos “produtores” de conhecimento. 

Gostou deste conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Escola Lega Montessori

Equilíbrio | Liderança | Criatividade | Ética | Autonomia
CNPJ 32.085.895/0001-09
Av. Monteiro Lobato, 1779, Zona 08 – Maringá, Paraná

 

Telefone: (44) 3122-0707

Trabalhe Conosco