“A criança é capaz de se desenvolver e nos dar provas tangíveis da possibilidade de uma humanidade melhor. Ele nos mostrou o verdadeiro processo de construção do ser humano. Vimos crianças mudarem totalmente à medida que adquirem amor pelas coisas e seu senso de ordem, disciplina e autocontrole se desenvolve dentro delas … A criança é tanto uma esperança quanto uma promessa para a humanidade ”.
Dra. Maria Montessori | Educação e paz
No mundo atual, muitas crianças não possuem um relacionamento íntimo com a natureza. A relação é de distanciamento e sensação de não pertencimento ao ecossistema. A consciência de conexão com a vida e a natureza é a nossa grande missão.
Na metodologia montessori, preservamos a profunda conexão da criança com a natureza. O respeito pela vida faz parte do currículo, é a educação cósmica que conduz as crianças para a compreensão de que tudo está conectado e traz o fascínio com a natureza. As crianças em nossa escola cultivam plantas, cuidam dos animais, aprendem sobre a “mágica” do nascer de uma flor, ou de uma lagarta ao virar uma borboleta, cultivamos a paixão pela natureza por meio da relação intima, subindo em árvores, pegando fruta no pé, aprendendo nomes científicos da vida que nos rodeia, sentindo as folhas, sentindo a grama com pés descalços, ouvindo o som dos animais, segurando uma pena ou vendo um inseto voar.
Há um profundo conhecimento envolvendo todas as crianças que possui como parte do currículo Botânica, Zoologia, Cuidados com os seres vivos e o Planeta Terra, sendo parte essencial do conhecimento e trabalho dentro e fora de sala de aula.
Contamos com extensa área verde (mais de 2.000m2) para brincar, cuidar e criar animais, para que os educandos tornem-se ecologicamente conscientes do seu lugar na natureza. Temos playground de eucalipto sustentável, criação de galinhas, coelhos e pequenos animais, além de horta orgânica, cuja produção é utilizada nas refeições da escola.
Em nossa escola estamos envolvidos em projetos de preservação, reciclagem e sustentabilidade mobilizando as crianças para revitalizarmos nossa escola e comunidade. A vida real se apresenta pedindo cuidado, as crianças amam cuidar e as ações feitas na escola se refletem em casa, nas famílias e na comunidade.